Início Opinião De... Ministro 20

Ministro 20

373
0
COMPARTILHE

Combater Pobreza Não é Combater Pobre 

Makanda ouviu história que Mukhulhwani Maior de País de estrangeiro com muito dinheiro falou uma vez que não gostava pobre. Ele falou que pessoas que tem muito dinheiro para comer, não consegue comer com descanso porque pessoa de pobre incomoda. Não deixa rico comer bem com vontade. Melhor encontrar caminho de acabar com pessoas de pobre para ricos começar comer bem com vontade descansado.

Parece esse Mukhulhwani Maior estava pensar combater pobres para acabar pobreza. Aqui na terra de Moçambique pessoa que foi e que ainda é Mukhulhwanis Maiores, fala sempre combater pobreza. Pensamento deles é fazer pessoa pobre deixar pobreza para ter mais coisas de comer, dormir, brincar, fazer viagem e mais coisas de melhor. Mas parece que tem pessoa aqui que pensa como Mukhulhwani Maior de estrangeiro que quer combater pobreza com combater pobre mesmo. Quando aqui tinha programa de pobre de sete milhões, pessoas zangaram para não andar bem até fechar. Cesta básica para pobres nem chegou nascer. Morreu dentro de gravidez que não nasceu. Quando Mukhulhwani Maior visita pobres de aldeia, pessoas diz não pode fazer isso. Tem pessoas que tira terra de pobre que é pouca cosia que pobre tem. Quando pobre está procurar animal de mato para comer pode ir na polícia porque pensa ele é como aquele caçador de animais que quer tirar dentes mais chifres dele para vender no estrangeiro. Quando pobre vai viajar tem pessoa que carrega ele como boi no carro de viajar. Carro dele anda correr de mais rápido e mata pobres todos com desastre.

Quando Governo quer baixar pouco preço para coisas pequenas de pobre ficar melhor, tem pessoas com amigos dele de estrangeiro que diz não pode porque vai estragar Inflacção. Inflacção dele pobre não conhece. Parece não é daqui. Ninguém conhece ninguém que chama Inflacção aqui. Esse Inflacção pode ser gente muito grande mesmo, mas mais primeiro do que todos pessoas pobres daqui? Depois esses pessoas que está combater pobre fala muito que pobreza está crescer. Começou quando crescer dele? Makanda lembra que primeira vez que viu pessoa de branco falar com telefone que tinha fio pensou que esse pessoa está maluco porque grita sozinho com coisa preta na orelha. Mesmo branco poucos tinha esse telefone. Hoje muitos pessoas pobres desse tempo tem celular mais face buque, mais internet, mais outros. Makanda lembra que muito tempo para visitar avós dele andava de viagem de todo dia de sair de antes de sol nascer e chegar depois de sol dormir.

Hoje pode visitar no mesmo dia e voltar casa dele. Makanda lembra tempo que dinheiro não era nada. Makanda vendia cobertor para receber cabrito para comer ou vender outra vez. Quando vendia cabrito que comprou com cobertor ganhava cigarros mais bebida. Agora pessoas tem dinheiro que fica no banco. Não pode comprar mais coisa com coisa. Só com dinheiro. Muito tempo, Makanda viu num caminho que andava muito pessoas com vestido de casca de árvore. Quando Makanda passa esse caminho agora não vê mais pessoa vestidos assim de coisas de árvores. Vê meninos com roupa de igual que vai na escola. Outros até com saco pequeno das costas e mais bicicleta. Makanda lembra muitas casas de pobre com madeira e zinco. Hoje custa encontrar casa dessa maneira. Já tem muito de blocos mais cimento. Parece pobreza não aumentou mais. Mesmo sem ajuda de governo e de outros, pobre não quer ser pobre. Luta sozinho. Filho de pobre não fica igual pai dele ou avô dele. Fica melhor pouco. Talvez quando pessoas diz que pobreza aumentou está falar que pobres aumentou porque todo tempo pobres tem muitos novos filhos.

Tem coisa que Makanda não gosta que aumentou mesmo. Diferença com rico mais rico e pobre mais pobre aumenta muito. Parece como se fosse que ficar rico é mesma coisa chegar lá em cima de casa de prédio grande. Tem pessoa que vai lá em cima de máquina que chama elevador. Pobre vai com escada com muita escuridão. Mas vai. Não fica aqui em baixo dormir. Se pobre faz força para entrar na máquina de elevador, rico que chegou primeiro não deixa. Diz que maquina tem cheio. Mas pobre não cansa. Vai pouco com escada. Um dia muito tempo Makanda estava na reunião grande que falava coisas de terras para pobres. Pessoa não pobre falou que pessoas de reunião estava falar vida de pobres dentro de hotel com muitos luxos. Falava que esse reunião melhor se estava lá na terra dos pobres. Camponês pobre que estava na reunião falou porque assim? Pobre também quer entrar ficar no hotel. Hotel está certo, mas pobreza está errado. Pobre tem medo de pobreza, mas sabe que olhar medo de frente faz coragem. E coragem é pai mais grande para ganhar. Assim mesmo!  Governo não pode esquecer pobre porque rico não deixa ajudar ele. Rico esqueceu que dinheiro dele mais outras coisas que tem foi pobre que ajudou ele a ter. Se rico quer combater pobreza com combater pobres ele vai ficar pobre também. Se ajudar pobreza acabar ele vai ficar mais rico no bolso e no coração. País de Moçambique tem mais muitos pobres e menos pouco ricos. Se matar pobre todos vai destruir País. Makanda estudou que tem pessoa que fala língua que diz que destruir País todo para ganhar guerra mesma coisa que perder. Perder guerra para ajudar País todo, mesma coisa que ganhar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here