Início Opinião De... Ministro 21

Ministro 21

283
0
COMPARTILHE

Sofrimento não segura pessoa. É pessoa que segura sofrimento 

Todos muitos pessoas fala que quer ajudar terra de Moçambique para acabar pobreza e andar para frente. Governo de Ministros tem esse trabalho. Amigos de país de outras terras fala está aqui também cpara ajudar.  Pessoa com muito dinheiro de encher mais de celeiro também vem ajudar com investimento. Mais também pessoas que fala não ser de governo, nem de procurar dinheiro, que chama organização não governamental quer também ajudar.

Igreja mais padre não fica atrás. Grandes doutores de escola grande de universidade também quer de ajudar. Mas parece ninguém consegue nada de nada. Pobre mais fome ainda fica aqui muito. Ajuda não anda? Ou muitos falar de ajuda de enganação? Parece muito ajudante quer tirar qualquer coisa de pobre, mas fala que está ajudar. Parece coisa de avô de Makanda quando brincava com netos. Quando tinha massaroca assada para dar crianças, avô de Makanda falava assim; “Meu filho dá tua massaroca para vovô desenhar caminho de chegar em casa”. Neto dava massaroca dele e vovô tirava aquele grão para fazer caminho. Mas grão que tirava comia na boca dele. Caminho que fazia tinha curvas. Quando acabava desenhar caminhos devolvia massaroca para neto com poucos grãos porque caminho grande que desenhou já não tem grão que ficou na barriga de avô. Vovô não estava ajudar caminho de nada. Estava comer também e criança não via. Parece essa maneira de ajudar que alguns ajudantes aproveita fazer caminho de sair de pobreza, mas tira grão de massaroca e deixa fome crescer.  Mas outros parece ajudar e outro desajuda. Governo está ajudar muitas maneiras como dar escola, professor, hospital, doutor, enfermeiro, procurar água, ensinar como fazer machamba e outros.

Maneira de governo ajudar anda devagar. Quando encontra maneira depressa, amigos dele de outras terras não deixa, porque trabalha como fosse Mukhulhwani de Governo. Pena que governo tem vez que aceita. Também tem pessoa de trabalho de governo que ajuda ele mesmo mais família dele sozinho. Também governo quando encontra maneira boa de ajudar, chega outro problema.  Quando faz escola falta professor ou professor tem bandido na cabeça. Assim escola não ensina educação. Ensina malandrice. Pessoas de governo de fora ajuda com dinheiro que dá governo mais organização não governamental. Mas quando dá dinheiro manda fazer projecto que começa aqui e acaba ali antes de chegar no pobre. Projecto acaba antes de ajuda, mas pobreza não é projecto. É situação. Pessoas não governamentais pede dinheiro quem tem e faz coisas que diz é para pobre. Mas muito dinheiro fica no bolso de não governamental. Ele  leva dinheiro para pagar salários de gente dele, comprar carro, alugar lugar de trabalhar, viajar, mais muita coisa. Dinheiro que chega no pobre é pouco troco. Igreja também faz confusão. Tem igreja que fala para pobre pagar primeiro para ficar com mais dinheiro outro dia que nunca vem. Outra igreja fala é bom ser pobre porque vai entrar bem no céu quando morrer. Pessoas de muito dinheiro de investimento fala vai ajudar com dar trabalho pessoas e dar imposto. Mas quando já tem negócio na mão, fala que pessoas daqui não estudou bem para trabalhar trabalho dele. Não da nem ensina trabalho. Traz  pessoas de outras terras. Mais está discutir com governo para ficar muito tempo não pagar imposto. Outros pessoas de dinheiro chega aqui como Mukhulhwani vem aqui parece reclamar coisa dele que tem aqui porque fala ele tem tecnologia que pessoa daqui não sabe. Outro dá dinheiro Mukhulhwani daqui como Ministro, Governador, Director, Administrador para assinar papel para ele pescar com vontade, tirar árvores de madeira com descanso, tirar pedras que vale muito em baixo da terra e vender tudo nas terras de estrangeiro. Essa coisa lei não deixa porque chama corrupção. Mas pessoa faz. Quando pessoas de lei descobre essa malandragem pessoa de muito dinheiro não acontece nada, mas pessoa daqui que assinou pode ir na prisão. E povo não viu nada.

Árvore dele foi cortada, terra foi tirada, peixe dele está acabar mais pedras que esta lá em baixo que foi embora e ficou buraco. Com esta maneira de ajudar que desajuda, ajudantes pode deixar ajudar porque povo não fica esperar ajuda e sabe mentira de malandro. Makanda aprendeu na aldeia dele que povo diz que pessoa pode lavar cabrito muito mas cabrito não deixa ser cabrito. Cheiro dele continua. Povo sabe que pessoa deve se respeitar a ele mesmo porque quem se respeita sabe fugir de coisas e pessoas que não serve para ele. Governo daqui é único que tem obrigação de ajudar porque povo escolheu ele e sabe que formigas pretas quando não tem chefe fica com confusão. É governo que pode controlar malandros que veste pele de ovelha quando é hiena. Governo tem que arranjar maneira de ajudar povo descobrir caminho de fim de pobreza. Povo tem sofrimento muito tempo e sofrimento é bom professor. Povo sabe e ensina que sofrimento não segura pessoa. É pessoa que segura sofrimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here