Início Dossier “Autárquicas” 2018 – Zona Sul (2)

“Autárquicas” 2018 – Zona Sul (2)

259
0
COMPARTILHE

Depois da cidade de Maputo e Autarquida da Matola, já na província de Maputo, nesta exposição de alguns trechos do perfil dos que vão se “bater” para que as suas formações polítivas mereçam confiança dos munícipes, continuamos na província de Maputo e, desta vez, avançamos para as vilas autárquicas de Boane, Namaacha e Manhiça.

 Boane

Na jovem autarquia de Boane, que vai entrar para o segundo mandato de autarcização, vão “lutar” enquanto cabeças – de – lista, Jacinto Loureiro (Frelimo), João Marissine (Renamo) e Justino Matola (MDM).

Jacinto Loureiro

Jacindo Lapido Loureiro, engenheiro mecânico de formação, nasceu em Montepuez, província de Cabo Delgado, ainda em tenra idade, sabia que havia um movimento de libertação nacional chamado Frelimo, que lutava pela libertação do país do jugo colonial português, daí que muito cedo teve influência para o nacionalismo. Em 1999 foi deputado suplente na Assembleia da República e na governação de Eneas Comiche, no município de Maputo, foi vereador do pelouro das Actividades Económicas.

Justino Matola

Justino Matola, nascido a 6 de Janeiro de 1969, professor de carreira, é mestre em Gestão de Empresas pela UEM. Ele é que tem a responsabilidade de avançar como cabeça-de-lista do MDM.

João Marissane

João Marissane, outrora vogal da Comissão Nacional de Eleições (CNE), foi eleito cabeça-de-lista para Boane pela Renamo e tem pela frente a espinhosa missão de defrontar Jacinto Loureiro e Justino Matola enquanto cabeça-de-lista da perdiz.

 Namaacha

Para o conselho autárquico da Vila da Namaacha vão para a contenda eleitoral Manuel Mungwambe, como cabeça-de-lista da Frelimo, Jeremias Cumbe foi o indicado para Namaacha pela Renamo e actualmente é dirigente do gabinete eleitoral desta fomação política e conselheiro deste partido, a nível distrital. Pelo MDM avança Gabriel Matola.

 Manhiça

O conselho autárquico da vila da Manhiça, na qualidade de cabeças-de-lista, será disputado por Luis Munguambe, empresário e actual edil (Frelimo); Carvalho Mbembe (Renamo), que estudou na Escola Secundária da Manhiça e Joaquim Mabui vai representar o MDM.

Província de Gaza

Na província de Gaza dispontam três cidades autárquicas e igual número de vilas, nomeadamente, as cidades de Chókwè, Chibuto e Xai-Xai; vilas da Macia, Praia de Bilene e Mandllakazi.

Chókwè

Para a cidade de Chókwè avançam como cabeças-de – lista Lídia Cossa, actual edil (Frelimo), Alfredo Dide (Renamo) e Eliotério Gomes Machangwana (MDM).

Chibuto

Em Chibuto os principais partidos políticos, com representação parlamentar, Frelimo, Renamo e MDM indicaram como cabeças – de – lista, Henriques Albino Machava,  Pedro Pelembe e Tornado Almiro Paia.

Sabemos que Henriques Machava, da Frelimo é  delegado do Instituto Nacional de Acção Social ( INAS), em Gaza e  Estudou Politica e Gestao Publica na Universidade Pedagogica de Gaza, nasceu a 13 de Julho de 1973.

Xai – Xai

Para a disputa pela autarquia da cidade de Xai-Xai, na qualidade de cabeças – de – lista vão, Emídio Xavier (Frelimo) Mouzinho Gama Gundurujo, Xai-Xai (Renamo) e Judite Sitoi Macuácua (MDM).

Macia

Na autarquia da vila da Macia, para lutar pela substituição de Reginaldo Mariquele, actual edil, foram indicados cabeças- de- lista, Ramalho Mussagy (Frelimo) Narcisio Cumbane, (Renamo) e Alberto João Chemusse (MDM).

Praia de Bilene

Para a autarquia turística da praia de Bilene a Frelimo elegeu Mufundisse Chilengue, actual presidente do Município, para sua cabeça de lista e vai lutar pela própria sucessão com Carlos Sumburane da Renamo e Clara Fabião Manuel do MDM.

Mandlakazi

A pelejar pela direcção máxima da aitarquia da Vila de Mandlakazi vão concorrer Maria Helena Langa, actual presidente do município, pela Frelimo, Eike Mário Sitoe , da Renamo e Mangau Sumbana, pelo MDM.

(DanielMaposse)                                                                                                      (Continua)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here